menu.gif  
 
O Novo Centro passa a atuar em Pesquisa Médica Geral,
com a participação de vários médicos especialistas em diferentes áreas.


A Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde foi um marco importante para o desenvolvimento da pesquisa clínica em nosso país. Com esta Resolução, foram aprovadas diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.

A partir deste momento importante para a pesquisa clínica brasileira, vários centros de pesquisa nacionais foram criados e se estabeleceram ao longo destes anos. Os CEP - Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos se tornaram, a partir de então, instituições da maior importância com vistas à realização de pesquisas obedecendo aos preceitos éticos e visando o respeito e a proteção de indivíduos voluntários participantes destas pesquisas.

O CERHFAC – Centro de Estudos e Pesquisas em Reprodução Humana e Fertilização Assistida de Curitiba, foi criado e programado para dedicação exclusiva em pesquisa clínica (2). Todos os estudos realizados seguem as diretrizes regulatórias nacionais e internacionais (3 a 13). E em todos eles os aspectos éticos são estritamente observados, com a participação ativa da coordenação de estudos clínicos do CEPEME-CERHFAC.

Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) foram organizados e são revisados periodicamente, com capacitação dos membros da equipe. Em 08 de agosto de 2006, o CEPEME-CERHFAC participou do Projeto Centro de Excelência da MSD e alcançou no final do projeto o nível OURO, obtido por poucos centros de pesquisa nacionais.

Inicialmente, nossa intenção era realizar apenas pesquisas clínicas em ginecologia e obstetrícia, no entanto, posteriormente, já estabelecidos com infraestrutura adequados e profissionais devidamente treinados e capacitados em pesquisa com seres humanos, abrimos possibilidades para outras áreas, razão pela qual passamos a denominar a instituição de CEPEME-CERHFAC – Centro de Estudos e Pesquisas Médicas, mantendo CERHFAC como pessoa jurídica.

Este documento tem por finalidade informar a indústria farmacêutica internacional e nacional das características do nosso centro de pesquisas e de nossas realizações até o momento. Deste modo, esperamos poder desenvolver mais atividades conjuntas com vistas a pesquisar novos tratamentos em nosso país.
 
Rua Amâncio Moro, 77
Alto da Glória - CEP 80030-220
Curitiba - Paraná
Fone: (41) 3254-3424

pesquisa@cerhfac.com.br
Todos os direitos reservados
© CEPEME CERHFAC